O Método de Cura em Homeopatia


Na Homeopatia a doença é considerada uma perturbação da Energia Vital que precisa ser restabelecida


Ainda existem muitas dúvidas em relação aos tratamentos homeopáticos, apesar de ser o segundo sistema médico mais utilizado no mundo.

O que ainda é preciso explicar sobre homeopatia é que trata-se de uma técnica ou uma maneira de ver o paciente e tratá-lo como um todo (pessoa+doença) e não apenas a doença.

A medicina tradicional ou alopatia

A medicina tradicional ou alopatia trabalha remediando e tratando as doenças. Nesta, quando você tem uma inflamação e utiliza um anti-inflamatório, você bloqueia aquela resposta que o organismo está dando.

Preparação Homeopática

Na homeopatia é o inverso, se eu tenho uma inflamação, posso utilizar, por exemplo, vários elementos, dos três reinos da natureza: mineral, vegetal e animal, além das próprias secreções e tecidos do próprio paciente, preparar medicamentos através de uma técnica farmacêutica e oferecer a este mesmo paciente.

Esse paciente vai perceber que há uma diferença, pois aqui, o organismo vai ser convidado a atuar sobre o processo da doença. De início, parece haver um agracação da doença, mas na verdade já é o processo de cura em andamento.

O ser humano

O ser humano é um dos seres mais perfeitos da natureza, ele tem a capacidade de desenvolver, por si mesmo, um processo de cura, que se chama homeostase.

A homeopatia afirma que temos uma força invisível que anima a vida dentro do corpo. A isso, Samuel Hahnnemann chamou força vital. E é com esta energia vital que o remédio homeopático vai interagir promovendo a cura. Na visão da homeopatia e em sua maneira de ver o ser humano, não existe apenas o corpo físico, organismo, sangue, músculos, ossos…

O químico sueco Jöns Jakob Berzelius, em 1808, criou a Teoria da Força Vital mas já havia o Vitalismo Bioquímico, em que se acreditava que apenas seres vivos fossem capazes produzir matéria orgânica.


Medicina Alternativa


A medicina chinesa tem cerca de 6 mil anos, a medicina Ayurvedica, mais de 7 mil anos, a medicina homeopática mais de 200 anos e a antroposofia tem quase 100 anos.

Obs.: Homeopatia não é terapia ou medicina alternativa, é uma especialidade médica.

Todas estas ciências entendem que o ser humano não é só um elemento físico mas sobretudo um campo de energias provavelmente eletromagnéticas. Em biofísica quântica, os estudiosos puderam apreender que existe algo além da matéria, vários campos de energia que interagem entre si e o meio circundante.

Hoje, a física consegue explicar como um remédio diluído, dinamizado, na técnica feita com homeopatia, atua no ser humano. Isso porque entenderam que o ser humano não é só carne e osso, matéria orgânica.

Os grandes estudos e a homeopatia

Os grandes estudos e a meta-análise da homeopatia tem poucas explicações sobre como as diluições em água funcionam como indicações clínicas acima dos valores de passivo quando comparados com outras medicações.

A questão aqui é que esses estudos são feitos de uma ótica convencional, enquanto a homeopatia tem como singularidade a experiência clínica, onde cada paciente é tratado individualmente.

Hahnnemann

A frase clássica de Hahnnemann diz: “a homeopatia não trata doenças, a homeopatia trata pessoas”. Isso é muito importante quando olhamos a homeopatia como especialidade médica; se não tivermos este conceito em mente, e a olharmos do ponto de vista convencional, nunca a poderemos compreender.

A homeopatia não está somente correlaciobada ao tratamento de sintomas físicos, ela faz uma experiência profunda de crescimento e autoconhecimento, uma transformação química e/ou energética muito mais profunda e muito mais relevante.

Lembrando que o sistema homeopático utiliza um método de prova em pessoa humana, com descrição dos sintomas, a denominada patogenesia decorrente da experimentação apenas no ser humano. Se você tomar a medicação, e se conseguir ter aquela experiência latente, ela vai se manifestar e você vai tomar consciência dela, e nessa manifestação do sintoma latente entramos em contato com a experiência e o seu fundamento do Saber homeopático.

A homeopatia foi reconhecida pelo Conselho Federal de Medicina apenas em 1980, mas foi criada em 1796, quando Hahnemann publica sua primeira obra na Alemanha, descrevendo o princípio similia similibus curantur (o semelhante cura o semelhante ) mas só foi introduzida no Brasil em 1840, por Benoit Mure. Hoje em dia o Sistema Único de Saúde oferece possibilidade de consultas e tratamentos através da homeopatia.

Deixe um Comentário

* Indicar Campos Obrigatórios