Homeopatia em Urgências II

topo


Dando continuidade à série de Homeopatia em Urgências.


Orientações para uso dos Medicamentos Homeopáticos em situações de urgências, de forma prática enquanto aguarda o contato do seu médico homeopata.

Medicamento homeopático – sugiro que todas as pessoas que desejam se tratar com homeopatia e que tem possa ter assistência regular de um médico homeopata, deve ter à mão, uma lista com as principais indicações de alguns medicamentos homeopáticos para uso imediato, quando necessário, em urgências, de acordo com as informações a seguir:

  • colocar de 02-05 glóbulos na tampa do frasco e nunca na mão ou em qualquer outro objeto, e tomar, de forma sublingual, com frequência, cerca de 1/1h ou até a cada 15 minutos, e em situações mais urgentes, tomar em “ plus “, ou “semiplus”, dissolvendo os glóbulos ou gotas, em cerca de meio copo de água, agitar e beber aos poucos até melhorar.
  • É importante sempre agitar o meio líquido antes de cada tomada. Para quem pratica esportes, pessoas muito ocupadas ou diversas outras situações, pode dissolver o medicamento num recipiente com água e levar consigo, administrando com frequência de acordo com a necessidade.

No primeiro artigo desta série, Homeopatia em Urgências, citamos Dr Prafull Vijayakar, em sua Homeopatia Previsível que “considera os aspectos ou modalidades dos sintomas e sinais clínicos que permitem antever a possível evolução do paciente a caminho da cura ou do aprofundamento da enfermidade’.

Relembrando então, sempre que precisar falar com seu médico homeopata, para escolher qual o medicamento a ser utilizado, durante a agudização, ou seja, no momento em que adoecer e estiver em urgência, durante este período, procure observar detalhadamente as seguintes modalidades:

  • ATIVIDADES – se houve mudança em relação ao normal, se fica mais parado, com movimentos diminuídos, preferindo ficar deitado ou se fica sonolento, prostrado ou não muda nada ou fica agitado, inquieto, fala mais, canta, etc.
  • CALOR ou FRIO – se durante a febre, comparando com o estado normal, se sente mais frio ou mais calor.
  • SEDE – se houve mudança em relação ao costume normal, de ingerir líquidos, se aumentou ou diminuiu a sede.



LISTA OU GUIA DE MEDICAMENTOS HOMEOPÁTICOS


Os frasquinhos de cor ambar, devem ser solicitados à farmácia de sua confiança, em tamanho menor que os de costume, assim como se possível também, um guia de como deve utilizar e armazenar os medicamentos e os mesmos devem ser guardados numa “Farmacinha” ou “Botica”, seja numa necèssaire, caixinha de madeira, isopor, de acordo com as devidas normas técnicas, para utilizar nas urgências.

Botica

Sempre procuro entregar ao meu paciente, uma lista resumida semelhante ao que apresento abaixo.

De maneira geral e de preferência manipular todos em glóbulos, pela praticidade e maior validade do produto a partir da data de manipulação e na potência de 6 CH:

1. Belladona 6 CH– Febre que pode ser com sede normal mas calor irradiante; paciente muito agitado, podendo chegar a ser violento ( faz parte da tríade dos medicamentos furiosos, juntamente com Hiosciamus e Stramonium ), morde quando está com raiva; transtornos por ser advertido; nas inflamações agudas e grande sensibilidade à dor; faz parte do ABC da Pediatria junto com Aconitum e Calcarea.

2. Bryonia alba 6 CH – Dores agudas e lancinantes, picantes que pioram pelo movimento e melhoram pressionando, massageando fortemente ou deitando sobre o local dolorido e o paciente está sempre muito irritado; melhora estando parado e em repouso. Quer ficar quieto e não deseja ser incomodado. Está bem indicado em casos de infecções das vias respiratórias.

3. Calcarea carbonica 6 CH – das várias Calcareas que são manipuladas como medicamento homeopático, a Calcarea carbonica, é a mais utilizada principalmente na Pediatria. Crianças com atraso do crescimento e desenvolvimento e com tendência a engordar. Transpiração abundante na cabeça durante o sono, chegando a molhar o travesseiro. Desejo de ovos. Muito medrosos, t6em medo da própria sombra. Constipação intestinal importante.

4. Cantharis 6 CH – desconforto urinário com desejo súbito e intenso de urinar e quando consegue, expele apenas algumas poucas gotas. Urgências intoleráveis , com prurido e dor ardente. Ë considerado por alguns autores como um dos medicamentos daqueles que iniciam a vida sexual ativa, sobretudo as mulheres, lembrando os quadros agudos de cistites.

5. Lycopodium clavatum 6 ch – Amigdalites bacterianas, principalmente do lado direito, obstrução nasal; Gases digestivos e problemas hepáticos; sensação de desamparo, precisa de apoio; pessoas intelctualmente perspicazes mas fisicamente frágeis.

Um dos casos mais importantes de minha carreira médica como especialista em homeopatia, foi o de uma criança que fez um quadro agudo de amigdalite bilateral supurada, positiva para Streptococos Beta hemolítico do Grupo A de Lancefield ( um dos mais preocupantes desta afecção ), com febre alta de 41º, com delírios, onde estaria indicada antibioticoterapia, provavelmente por tempo indeterminado.

Consegui reverter o quadro clínico, com a prescrição deste remédio, como constitucional, isto é, de acordo com a Homeopatia Unicista, o uso bem indicado e individualizado do medicamento único.

O uso dos medicamentos homeopáticos como urgência deve ser utilizado por curto período, até conseguir o contato com médico homeopata assistente, a fim de examinar o caso com os devidos cuidados.

consulta

Evite a automedicação, lembrando que os medicamentos homeopáticos são experimentados no homem são, não produzem os efeitos colaterais como os alopáticos mas quem os utiliza, se não estiver apresentando os sintomas do medicamento poderá vir a desenvolvê-los.

Procure a ajuda profissionais qualificados e consulte sempre um médico especialista em homeopatia.

Referências Bibliográficas:
ALLEN, Henry C. – Sintomas-Chave da matéria Médica homoepática – Editora Dynamis Ltda.VIJAYAKAR
Dr Praful – Homeopatia Previsivel – Editora El Erial – Fundação de estudos Médicos Homeopáticos do Paraná (FEMHPR ) e Sociedade Médica Goiana de Homeopatia ( SMGH )
TÉTAU, Dr Max – Matéria Médica Homeopática – Alvos Específicos – Organização Andrei Editora Ltda.

1 Comment

  • Nicolina

    Responder Responder 27/07/2018

    Sou verdadeiramente grato para o proprietário
    isto web site quem compartilhou este impressionante post em aqui.

Deixe um Comentário

* Indicar Campos Obrigatórios