Benoit Mure e o aniversário da Homeopatia


O que Benoit Mure tem a ver com o aniversário da Homeopatia?


Em novembro de 1840 desembarcava no Rio de Janeiro o médico francês Benoît Jules Mure. Ele é considerado o introdutor da homeopatia no Brasil.

aniversário da Homeopatia-rio-de-janeiro-1840

Rio de Janeiro 1840

aniversário da Homeopatia-mureb05

Mure chegou ao país depois de realizar uma peregrinação na Europa. Por todos os lugares onde passou, França, Itália, Inglaterra, Brasil, Egito, procurou desenvolver uma propaganda sólida da homeopatia, mas principalmente, consolidar a crença na nova medicina como uma alternativa aos métodos ortodoxos e, segundo ele, pouco recomendáveis, da medicina tradicional.

Sua história repete a de muitos outros: filho de ricos comerciantes de seda de Lyon, em 1833, Benoît Mure foi acometido de tuberculose, e salvo pelo médico homeopata Conde Sebastien Gaeten S. M. Des Guidi, discípulo de Hahnemann e introdutor da homeopatia na França.

Após a cura, dedicou-se ao estudo da homeopatia, formando-se em Montpellier, um reduto da medicina vitalista. Mure teve contato com Hahnemann em Paris e com ele manteve correspondência.

Como o médico e naturalista alemão Constantine Hering já havia feito, Mure encontra a lógica, e soma ao método de Hahnemann, deixando claro sua opção pela homeopatia.

A opção pela homeopatia não significou para Mure uma simples ruptura com a medicina alopática, mas induziu-o a viver integralmente para a concretização de seu novo ideal.

Mure trabalhou intensamente na difusão da homeopatia na Europa. Em Paris, com seus colaboradores, chegou a atender mais de mil pacientes por semana.


Por que Mure optou pelo Brasil?


Influenciado pelas idéias de Fourier e Jacotot, aderiu ao movimento fourierista e decidiu vir para o Brasil a fim de implantar um projeto de colonização de acordo com o ideário de Fourier.

Chegou ao Brasil em 21 de novembro de 1840. No ano seguinte, após ter recebido licença do governo imperial , Mure partiu com cem famílias para colonizar a península do Saí, formada pelo rios São Francisco e Saí, em Santa Catarina.

Um ano depois organizou a Escola Suplementar de Medicina e Instituto Homeopático de Saí, destinado a ensinar a homeopatia a médicos já diplomados.

aniversário da Homeopatia-Instituto-Hahnemanniano

Instituto Hahnemanniano do Brasil

Esse projeto fracassou e, em 1843 ele se transferiu para o Rio de Janeiro, fundando o Instituto Homeopático do Brasil, do qual foi presidente até 1848. Em 1844 fundou a Escola de Homeopatia do Rio de Janeiro, embrião do Instituto Hahnemanniano do Brasil.


A herança deixada por Mure


O que os homeopatas pioneiros, incluindo Mure e seus colaboradores, fizeram pela difusão da homeopatia no Brasil, só pode ser definido como um trabalho excepcional.

Mure dirige e compila uma série de 39 patogenesias (experimentos metódicos de substâncias medicamentosas) com substâncias obtidas em um período onde as dificuldades científicas eram maiores do que podemos imaginar.

Ele conduz, dirige e coordena a apresentação de medicamentos e apresenta listagens de sintomas obtidos através da experiência metódica. Faz isto usando as recomendações hahnemanianas (estudo dos efeitos das substâncias medicinais sobre o homem).


O pensamento na época de Mure


Nas várias obras que escreveu e em artigos publicados em jornais e revistas, Mure desenvolve teorias próprias, resultantes da fusão do pensamento de vários autores. Entre os autores que influenciaram Mure estão seu tio, Mure-Latour, físico, Swedenborg, Hahnemann, Wrönsky, Fourier, Mesmer, Jacotot, Ling, e José Vitorino dos Santos.

Ele percebeu que a elevação da homeopatia ao grau de ciência não acontecia porque Hahnemann baseara suas descobertas exclusivamente na experimentação, sem que houvesse uma explicação satisfatória das causas.

aniversário da Homeopatia-fourier

Segundo a Teoria da Unidade Universal de Charles Fourier, o universo é como um organismo, onde tudo acha-se ligado e coordenado. Mure, que estudara as teorias de ambos os mestres (Fourier e Hahnemann), concluiu que esta teoria aplicava-se à homeopatia.

Para a homeopatia, essas teorias de Fourier servem como fundamento científico. A doença aparece quando se rompe um equilíbrio na organização interna. A recuperação do estado de saúde é possível quando buscamos tanto a harmonia interna quanto a harmonia exterior.

aniversário da Homeopatia-Franz_Anton_Mesmer

Um dos nomes mais influentes do pensamento da época e de Benoît Mure, foi Friedrich Anton Mesmer, mais conhecido por Franz Mesmer, médico alemão, linguista, advogado, músico e fundador da teoria do magnetismo animal chamada Mesmerismo.

Friedrich Anton Mesmer, imagem Museu do Louvre (Wikipédia).

O pensamento de Mesmer contribui muito para o conhecimento do pensamento de Mure: Mesmer começou sua atuação na área médica com o uso do imã no tratamento das doenças. Este procedimento ficou conhecido, em pouco tempo, como magnetismo.

Mais tarde, Mesmer descobriu que a cura não residia no imã, mas em si próprio, em suas mãos, e passou a analisar como a energia de uma pessoa pode ser transferida para outra pessoa, e como isso influi sobre a vontade ou a ausência dela.


Emanuel Swedenborg


aniversário da Homeopatia-emanuel_swedenborg

O pensamento do cientista e filósofo sueco Emanuel Swedenborg foi uma das influências mais marcantes sobre o pensamento de Mure.

Ele possuía uma inclinação para o estudo das ciências naturais e para a matemática, e este interesse influenciou completamente as obras de Mure.

Benoit Mure acreditava que um bom discípulo não copia, mas continua a obra de seu mestre e assim procurou fazer, relacionando entre si todos os autores a quem admirava. Não via nisso nenhuma contradição porque acreditava numa ciência única, que se achava dividida em vários ramos, todos ligados a um tronco comum, isto é, servindo a uma mesma causa.

“Nos pareceu urgente a aquisição pela homeopatia de uma noção já evidente para os metafísicos, os teólogos, e os magnetisadores: se o tempo e o espaço são apenas formas de nosso espírito, a extensão, a atração e todos os outros atributos da matéria são igualmente formas puramente ideais.” (Mure)

Também está presente nas obras de Mure, uma forte influência da metafísica do filósofo alemão Immanuel Kant.

Em abril de 1848, Mure regressou à Europa e casou com a experiente homeopata Sophie Lemaire. Em Gênova, Itália, eles abriram um ambulatório. Durante uma epidemia de cólera na cidade, Sophie e Benoît dedicaram-se ao tratamento dos doentes com grande sucesso.

aniversário da Homeopatia-porto_genova

Porto de Genova

Porém, o governo italiano não reconheceu seus esforços e seus alunos foram processados por exercício ilegal da medicina (eles também ensinavam a prática da homeopatia a leigos).

O casal decide então voltar para o Egito, onde Mure passou os últimos dois anos de sua vida, falecendo em consequência dos ferimentos que recebera durante um atentado.

Deixe um Comentário

* Indicar Campos Obrigatórios