Como Tratar Doenças com Homeopatia

Como tratar doenças com homeopatia? O médico homeopata trata a mesma série de doenças que um clínico geral. Nas mãos de um clínico experiente, a homeopatia pode curar problemas psicológicos e doenças crônicas graves.

 

Como a homeopatia interpreta os sintomas

como-tratar-doenças-com-homeopatia

A medicina convencional trata os sintomas em vez de tentar encontrar a raiz do problema. O tratamento compreende a supressão ou a eliminação dos sintomas com drogas.

Mas muitos dos sintomas que costumamos apresentar como sinais de doenças são, na verdade, sinais positivos de resposta do corpo à doença.

A febre e a inflamação são as estratégias que o corpo usa para lidar eficazmente com os micróbios.

como-tratar-doenças-com-homeopatia

Como resposta a infecções agudas, nosso corpo pode liberar toxinas, assim como querer um descanso de uma vida agitada e estressante.

Sintomas brandos são um sinal de que o corpo está trabalhando eficazmente para enfrentar a doença; quando eles são mais graves, indicam as regiões do corpo onde você precisa de mais ajuda.

Sintomas muito graves são um sinal de que o corpo está estressado e precisa de tratamentos após os esforços do sistema de defesa.

 

Os sintomas são mensagens do corpo e devemos aprender a interpretá-las.

como-tratar-doenças-com-homeopatia

Outros exemplos de problemas mais profundos são alergias ( como eczema, febre e asma), infecções repetidas de qualquer natureza, além de estados de depressão e obsessão.

Remédios homeopáticos são muito bons no tratamento de infecções e problemas do trato respiratório, eliminando rapidamente a febre, resfriados, tosse, garganta inflamada, nariz escorrendo e dor de ouvido.

como-tratar-doenças-com-homeopatia

Se você é uma pessoa saudável, deve ser capaz de enfrentar um resfriado com um ou dois dias de descanso.

Mas, se o resfriado produzir tosse prolongada, afetar os ouvidos, ou descer para o peito, seu corpo vai precisar de ajuda para combater a infecção.

A maneira convencional de lidar com uma infecção – tomar antibióticos – raramente se justifica.

Os antibióticos matam todas as bactérias do corpo, tanto as benéficas quanto as daninhas; e, uma vez que as gripes e resfriados são causados por vírus, os antibióticos são inadequados.

Dessa forma, os antibióticos também tendem a abatê-lo ainda mais, abrindo caminho para infecções posteriores.

como-tratar-doenças-com-homeopatia

Os homeopatas distinguem as doenças agudas – geralmente doenças de curta duração que surge rapidamente e passam igualmente rápido – os problemas constitucionais mais sérios ( doenças crônicas, de longa duração).

No tratamento constitucional, é escolhido um único remédio homeopático para cobrir todos os seus problemas, tanto físicos quanto psicológicos.

Os homeopatas ortodoxos, que seguem as técnicas tradicionais, geralmente dão apenas uma dose de um remédio de potência elevada e observam atentamente sua reação.

como-tratar-doenças-com-homeopatia

Se o remédio estiver correto, a potência elevada vai estimular sua energia, melhorando o seu humor e sensação de bem-estar antes de equilibrar os seus sistemas corporais.

Tal modo de prescrever é quase uma arte e requer muitos anos para se aperfeiçoar.

como-tratar-doenças-com-homeopatia

Esse tipo de tratamento constitucional envolve geralmente sessões mensais durante vários meses – ou até mesmo anos, dependendo de por quanto tempo você vem sofrendo do problema de saúde.

 

Sobre as Técnicas Homeopáticas

como-tratar-doenças-com-homeopatia

Se você tomar o remédio homeopático correto, ele vai fazer efeito rápido – especialmente em doenças agudas que surgem rapidamente, como as infecções.

Se você não escolheu o remédio certo, perceberá que não está funcionando porque não haverá melhora nos sintomas.

O resultado da homeopatia será tão bom quanto a sua capacidade de escolher o remédio correto. Para isso é preciso conhecer os diferentes tipos de remédio.

como-tratar-doenças-com-homeopatia

Os sintomas são a chave para se escolher o remédio homeopático adequado, porque eles mostram como o corpo está tentando recuperar o equilíbrio.

As dicas para o remédio certo são encontradas em detalhes como a localização e o tipo da inflamação ( por exemplo, se está na garganta, no peito ou nos ouvidos), ou o tipo de descarga de humores que produz ( muco irritante, cremoso cremoso, grosso ou verde amarelado).

As condições que provocam uma determinada infecção (como desânimo, estresse ou emoções) mostram as circunstâncias que diminui nossa resistência à doença.

 

Descobrindo sua reação pessoal pelos sintomas

como-tratar-doenças-com-homeopatia

Qualquer um de nós reage de maneira diferente a uma mesma infecção. E essa reação pessoal forma um padrão que vai corresponder ao espectro de um remédio homeopático.

Para descobrir esse padrão, observe suas preferências quando está doente – por exemplo, o que tem vontade de beber, a que temperatura se sente mais confortável e se precisa de ar fresco.

Algumas pessoas se sentem mais quentes e febris, enquanto outras sentem frio e se tornam ansiosas.

A maioria não gosta de comidas de difícil digestão; alguns não querem nem beber líquidos. A arte de acertar nos remédios homeopáticos depende da capacidade de reconhecer o modo – às vezes muito sutil – como mudamos quando estamos doentes.

 

 

About The Author

Valmor Goulart

Professor de Informática, Designer Gráfico, Web-Designer.

2 Comments

  • Cândido da Cunha

    Responder Responder 28/09/2017

    Gostava muito de saber como é que curam arritmias …

    • Elizabete

      Responder Responder 08/11/2017

      Olá, Cândido, em primeiro lugar, um especialista ( cardiologista ),deve ser consultado e exames complementares realizados para concluir o diagnóstico ( creio que isto já deve ter sido feito ). Em seguida, concluído o diagnóstico, você deve consultar um médico especialista em homeopatia para avaliar o caso e ver o que se pode complementar, visto que sempre existe uma solução a mais, um medicamento homeopático que seja o similimum, para os casos que tem cura e um apoio terapêutico para os incuráveis. Espero ter ajudado. Saudações homeopáticas.

Deixe um Comentário

* Indicar Campos Obrigatórios