No Brasil, o Dia dos Avós é comemorado em 26 de julho, tendo sido esta data escolhida por referência à comemoração do dia de Santa Ana e São Joaquim, pais de “Maria”, avós de Jesus Cristo.
Data dedicada a homenagear os avós, esta data é repleta de significados para muitas famílias. O Dia dos Avós foi criado no século XX, pelo Papa Paulo VI, em referência aos avós do menino Jesus, Sant’Ana e São Joaquim.
Santa Ana e São Joaquim foram canonizados no século XVI pelo papa Gregório VIII por serem os avós de Jesus Cristo. Segundo a tradição cristã, mediante a uma ação milagrosa, o casal concebeu Maria, mesmo sendo estéreis.
Heróis e referência para muitos netos, os avós merecem muito carinho hoje e sempre.
Esse dia é uma oportunidade para lembrar e valorizar as relações dos netos com os avós e, ainda, o conhecimento e experiência dos mais velhos.
A grande defensora desse dia foi uma avó portuguesa chamada Dona Aninhas de Penafiel. Ela acreditava que o conhecimento dos avós e a relação deles com os netos deveriam ser valorizados. Para isso, fez contatos com autoridades e mobilizou a sociedade para que fosse criada uma data especial em Portugal.
A data ficou popular no Brasil e em outros países do mundo.
Avós são, entre muitas coisas, sinônimo de carinho, boas histórias, alegria e muito amor.
O Dia dos Avós é uma data especial para celebrar aqueles que são a base de muitas famílias.
A convivência entre avós e netos traz benefícios para ambos. Para os avós, é uma oportunidade de se manterem ativos, compartilharem histórias e se sentirem valorizados. Para os netos, é uma chance de aprenderem com a experiência e a sabedoria de seus avós, fortalecendo os laços familiares.
Neste dia, crie novas memórias e aproveite cada momento ao lado daqueles que são tão importantes em nossas vidas.
Data para lembrar a importância das pessoas que geralmente são as mais queridas e respeitadas dentro de uma família. Os avós exercem papel importante em nossas vidas, devido a experiência e sabedoria que acumulam ao longo dos anos.
Tomar café na casa dos nossos avós é uma desculpa disfarçada pra não esquecer da infância que tivemos. – Suelen Cardoso França
Deixe um Comentário