Namorados no parque, Dia dos Namorados

Dia dos Namorados

“Namore a vida ! Namore o dia ! Namore a sua paz ! Namore as suas escolhas ! Namore a sua casa ! Namore os sorrisos que te oferecem ! Namore os melhores olhares que você já recebeu ! Namore seus filhos ! Namore seus sonhos ! Namore sua família ! Namore a sua consciência por aceitar cada momento e superá-lo ! Namore as artes ! Namore a natureza ! Namore o seu querer e o seu “bem querer” ! Namore o ato de AMAR ! Namore seu namorado e se não tiver um, namore o amor que existe dentro de você independente a quem possa ou não estar na sua vida ! Olhe ao seu redor, busque pela reciprocidade, amadureça os seus relacionamentos e escolhas, VIVA EM AMOR” ! – Autor desconhecido

Como começou

São Valentim, bispo de Roma, durante o reinado do imperador Claudio II, apoiava o amor e reunia os namorados na igreja, realizando casamentos secretos desobedecendo a lei em vigor. Descoberto, foi condenado à pena de morte por desacato a uma ordem imperial.

A sua execução foi realizada em 14 de fevereiro de 269, dando origem ao Valentine’s Day, uma homenagem ao santo protetor dos enamorados, muito tempo depois. Essa data é respeitada até hoje nos Estados Unidos e Europa. No Brasil, foi escolhido o dia 12 de Junho para ser o Dia dos Namorados, visando dar uma “ajuda” ao comércio no inverno quando o movimento é menor.

A escolha de 12 de junho não foi feita ao acaso: tem relação com a data de Santo Antônio, o santo casamenteiro, 13 de junho. Há histórias que contam que ele teria ajudado moças que tinham dificuldades para casar.

A História

Havia outros santos que tinham o nome Valentim, mas essa é a história mais conhecida e que é recontada, uma vez que faz uma associação bonita com a celebração dos casais apaixonados.
A celebração do Dia de São Valentim foi tentativa da igreja de transformar uma festa pagã muito popular numa festa religiosa. Lupercalia era comemorada há muitos anos, em fevereiro, e celebrava a fertilidade.

Não conseguindo acabar com a sua popularidade, o Papa instituiu uma data no século V para homenagear São Valentim. Quando foi instituído não era uma celebração relacionada ao amor. Essa relação foi feita muitos anos depois, por um poeta inglês chamado Geoffrey Chaucer, numa referência ao romantismo do Dia de São Valentim em um poema que escreveu em 1415.

A Data

No Dia dos Namorados, mesmo sem ter a companhia de um namorado ou namorada, esse dia pode ser uma data bastante divertida. Basta ter criatividade e, acima de tudo, amor-próprio. O melhor é seguir a vida sozinho(a), tratar as feridas emocionais e viver em paz para quando acontecer um amor, poder vivenciá-lo da melhor maneira.

Dia de São Valentim

Dia dos Namorados ou Valentine’s Day, é uma data especial celebrada por casais de várias partes do planeta, onde se comemora o amor e a união das pessoas que se amam. Esta é uma tradição dos países anglo-saxões, que não encontrou muita acolhida no Brasil.

São Valentim nasceu em 175, perto de Roma, onde tornou-se bispo. Ele lutou contra as ordens do imperador Cláudio II, que havia proibido o casamento durante as guerras, pois acreditava que os solteiros eram melhores guerreiros. Continuou celebrando casamentos, apesar das proibições. Na prisão, os jovens ofereciam-lhe flores e bilhetes dizendo que ainda acreditavam no amor.

Nos Estados Unidos, na época dessa comemoração, é comum ver as lojas decoradas com temas românticos. Nesse dia, os casais saem para jantar, trocam presentes, cartões e declaram seu amor um pelo outro.
É uma data sugestiva para pedidos de casamentos, e uma ocasião que não deixa nem as crianças menores de fora. Na escola, a data celebra o amor entre todos – não somente entre casais.

About The Author

Valmor Goulart

Professor de Informática, Designer Gráfico, Web-Designer.

Deixe um Comentário

* Indicar Campos Obrigatórios