É uma data comemorativa festejada em todo o mundo. O intuito é homenagear todos os pais.
Embora essa data seja comemorada em muitos países, o dia escolhido pode ser diferente. No Brasil, o Dia dos Pais é comemorado no segundo domingo de agosto.
A origem
Há relatos de festejos em torno da figura do pai na Antiguidade. Há cerca de 4 mil anos, na Babilônia, um jovem chamado Elmesu, filho do rei Nabucodonosor, esculpiu uma mensagem para seu pai em argila desejando-lhe saúde e felicidade.
Depois de um acidente numa mina vitimar mais de 300 trabalhadores, nos Estados Unidos, em 5 de julho de 1908 foi realizada uma homenagem a todos os pais que faleceram no acidente. A comemoração não se repetiu.
Ao ouvir uma mensagem referente ao dia das mães, Sonora Louise Smart Dodd teve uma ideia: inspirada em Ann Reeves Jarvis (que criou o dia das mães), usar a data do aniversário de seu pai, William, para lhe fazer uma homenagem.
Ela nutria grande amor e admiração por ele ter criado os seis filhos depois de sua esposa morrer no parto da última gestação.
A data, foi oficializada pelo presidente Nixon em 1972. Atualmente é festejada no terceiro domingo de junho em diversos países. Outros países têm datas próprias para a comemoração.
A comemoração no Brasil
Inicialmente, a data era comemorada em 16 de agosto, que era o dia de São Joaquim, pai da Virgem Maria e avô de Jesus. Foi celebrada pela primeira vez no dia 16 de agosto de 1953.
A data no país foi idealizada pelo publicitário Sylvio Bhering, tanto para reconhecimento da figura paterna quanto para fins comerciais como já acontecia com o dia das mães.
Com o passar dos anos, o segundo domingo de agosto é que se tornou o dia da comemoração, pois o fim de semana é mais propício para reunir as famílias.
Deixe um Comentário