Na Grécia e Roma antiga já aconteciam celebrações a deusas relacionadas à fertilidade e à maternidade. Atualmente, o “dia das mães” é comemorado em dias diferentes em muitas partes do mundo, mais comumente em março ou maio.
O Dia das Mães é uma celebração que homenageia a mãe da família ou do indivíduo, bem como a maternidade , os laços maternos e a influência das mães na sociedade.
Nas Ilhas Britânicas do século XVII, o “Domingo das Mães” era celebrado no quarto domingo da Quaresma. Neste dia, servos e aprendizes foram incentivados a tirar folga e visitar suas mães em casa.
Embora outros países também tenham uma história multissecular de um dia para celebrar as mães, a versão americana moderna do feriado começou nos Estados Unidos no início do século 20 por iniciativa de Anna Jarvis . Ela organizou o primeiro culto e celebração do Dia das Mães na Igreja Metodista Episcopal Andrews em Grafton, Virgínia Ocidental , que hoje serve como Santuário Internacional do Dia das Mães .
A versão americana do Dia das Mães tem sido criticada por ter se tornado muito comercializada. A própria Jarvis, que iniciou a celebração como uma observância litúrgica, lamentou este comercialismo e expressou que esta nunca foi sua intenção.
Sua campanha para tornar o Dia das Mães um feriado reconhecido nos Estados Unidos começou em 1905, ano em que sua mãe, Ann Reeves Jarvis , morreu.
Ann Jarvis trabalhou pela paz e cuidou de soldados feridos em ambos os lados da Guerra Civil Americana e criou Clubes de Trabalho do Dia das Mães para tratar de questões de saúde pública.
Anna Jarvis queria reservar um dia para homenagear todas as mães porque ela acreditava que uma mãe é “a pessoa que fez mais por você do que qualquer outra pessoa no mundo”.
Devido aos esforços de Anna Jarvis, em 1911 todos os estados dos EUA observaram o feriado, com alguns deles reconhecendo oficialmente o Dia das Mães como um feriado local, o primeiro sendo West Virginia, em 1910. Em 1914, Woodrow Wilson assinou uma proclamação designando o Dia das Mães, realizado no segundo domingo de maio, como feriado nacional em homenagem às mães.
Em 1912, Anna Jarvis registrou a frase “Segundo domingo de maio, Dia das Mães, Anna Jarvis, Fundadora” e criou a Associação Internacional do Dia das Mães. Ela observou especificamente que “Mãe” deveria “ser um possessivo singular, para que cada família honre sua própria mãe, não um possessivo plural comemorando todas as mães do mundo”.
Embora o feriado dos Estados Unidos tenha sido adotado por alguns outros países, as celebrações existentes, realizadas em datas diferentes, em homenagem à maternidade, foram descritas como “Dia das Mães”.
Em alguns países, a data adotada é significativa para a religião majoritária, como o Dia da Virgem Maria nos países católicos. Outros países selecionaram uma data com significado histórico.
O Dia das Mães no Mundo
Na maioria dos países, o Dia das Mães é uma celebração derivada do feriado que evoluiu nos Estados Unidos , promovido por empresas que viram benefícios em torná-lo popular. Adotado por outros países e culturas, o feriado tem significados diferentes, associado a diferentes eventos (religiosos, históricos ou lendários) e é celebrado em datas diferentes.
Em alguns casos, os países já tinham celebrações em homenagem à maternidade, e as suas celebrações adotaram então diversas características externas do feriado dos EUA, como dar cravos e outros presentes à mãe.
Em alguns países, é um festival pouco conhecido, celebrado principalmente por imigrantes, ou coberto pela comunicação social como uma amostra da cultura estrangeira.
Na tradição hindu , o Dia das Mães é chamado de “ Mata Tirtha Aunshi ” ou “quinzena da Peregrinação das Mães”, e é comemorado em países de população hindu, especialmente no Nepal, onde as mães são homenageadas com comidas especiais. O feriado é observado no dia de lua nova do mês de Baisakh , ou seja, abril/maio. Esta celebração é baseada na religião hindu e antecede a criação da celebração inspirada nos EUA em pelo menos alguns séculos.
O Dia das Mães no Brasil
No Brasil , o Dia das Mães é comemorado no segundo domingo de maio. O primeiro Dia das Mães no Brasil foi promovido pela Associação Cristã de Moços de Porto Alegre em 12 de maio de 1918. Em 1932, o então presidente Getúlio Vargas oficializou o segundo domingo de maio como data do Dia das Mães. Em 1947, Dom Jaime de Barros Câmara , Cardeal-Arcebispo do Rio de Janeiro, decidiu que este feriado também seria incluído no calendário oficial da Igreja Católica.
O Dia das Mães não é um feriado oficial, mas é amplamente observado e normalmente envolve passar tempo e dar presentes à mãe.
Deixe um Comentário