Os preparados homeopáticos

Os preparados homeopáticos são empregados em humanos, animais e também em vegetais.

O modo de ação da Homeopatia, aplicada dentro da lógica de seus princípios, respeita e incentiva os processos de cura de humanos, animais e vegetais.

A Homeopatia estimula o sistema de defesa destes organismos de modo que resistam às doenças e aos impactos dos fatores climáticos, ambientais, transtornos emocionais, dentre outros, inclusive o reino vegetal, de acordo com alguns autores e pesquisadores que atribuem sensibilidade e inteligência a algumas espécies.

O preparado homeopático age cientificamente por Leis da Física. A partir da 12CH cientificamente os preparados homeopáticos não agem por nenhuma Lei da Química.

Na Homeopatia não há doenças e sim doentes. Se estamos enfraquecidos, sem reservas, teremos problemas porque nosso organismo está fraco e sem resistência.

pneumonia

No Sistema Homeopático não devemos tratar parte do corpo, mas sim tratar do corpo todo. Por exemplo: se você tem infecção intestinal, não é o seu intestino apenas que está doente, mas é seu corpo. Então, temos que tratar do corpo, da totalidade “mente e corpo”.

Doenças são desequilíbrios! O Sistema Homeopático visa restaurar/recuperar o equilíbrio da totalidade. Sintomas não são doenças por isso, quando tratamos os sintomas as doenças continuam.

A partir do momento que qualquer homeopata inicia o processo terapêutico no seu campo de ação é necessário organização, administração, disciplina e respeito quanto a identidade de seus preparados, nome, diluição, escala e potência.

A eficácia do medicamento homeopático também depende de quem prepara, guarda e usa. A identidade dos preparados homeopáticos não é rastreável pelos processos químico-físicos predominantes.

Medicamento homeopático

É toda forma farmacêutica de dispensação ministrada segundo o princípio da semelhança e/ou da identidade, com finalidade curativa e/ou preventiva. É obtido pela técnica de diluição e sucussão, que consiste na dinamização sendo utilizado para uso interno ou externo.

Medicamento homeopático composto é preparado a partir de dois ou mais insumos ativos.

Medicamento homeopático de componente único é preparado a partir de um só insumo ativo.

Potência é a indicação quantitativa do número de dinamizações que uma matriz ou medicamento homeopático receberam.

Sucussão

Processo manual que consiste no movimento vigoroso e ritmado do antebraço, contra anteparo semi-rígido, ou  dinamização mecânica, forma automatizada, desde que simule o processo manual do insumo ativo (medicamento), dissolvido em insumo inertes (solução hidroalcóolica  ou lactose) adequados.

Como é feito um preparado homeopático?

Fazer a homeopatia é fazer o preparado homeopático.

A homeopatia é feita a partir de plantas (raiz, folha, fruto, etc.), minerais, venenos, animais, tecidos, dos próprios eflúvios, enfim tudo o que existe na natureza pode dar origem ao preparado homeopático.

É preciso fazer a tintura (preparação básica, tintura mãe).

preparado homeopático


Modo de fazer a tintura:


Usando como exemplo a Camomila.

Pegar a planta devidamente limpa.

No vidro escuro já esterilizado, colocar 40% (quarenta por cento) da planta e 60% (sessenta por cento) de álcool de cereais (ou álcool de farmácia).

Deixar “de molho” 10 a 14 dias. Após esse período, coar a tintura jogando fora as folhas ou raízes ficando apenas o líquido. Quando for casca ou raiz: secar e deixar de molho 12 a 14 dias.

Etiquetar (rotular) o vidro com o nome da sua preparação básica (tintura) e a data.

É necessário passar pela diluição e pela sucussão (diluição + sucussão = dinamização). Pegar um vidro com capacidade de 30 mL, colocar 20 mL de álcool 70% significa 3 partes de água limpa/pura em 7 partes do álcool de cereais) e 5 gotas da tintura (essa foi a fase de diluição).

Logo em seguida fazer a sucussão que é simplesmente “bater” o vidro no mesmo ritmo 100 vezes (100 sucussões).

Assim, está feito o preparado homeopático 1CH.


Ao fazer a dinamização 2CH é só pegar novo vidro colocar o álcool 70% (20 mL), colocar 5 gotas da 1CH e fazer a sucussão (é bater 100 vezes). Da 2CH faz a 3CH, da 3CH faz a 4CH, assim por diante.

Rotular o vidro: nome do preparado, dinamização e data.

Cuidados especiais ao fazer a homeopatia:

1 – Colher a planta fora da lua nova. Não colher em dias de chuva. Horário ideal: 7h às 10h.

2 – Após deixar de “molho”, coar a tintura, guardar em vidros escuros e bem tampados, de preferência tampa rosqueada, ou passar papel alumínio ou papel bem escuro em volta do vidro. Não esqueça de rotular (identificar).

3 – Todos os vidros devem ser esterilizados (significa serem fervidos em água limpa/pura).

4 – Guardar os vidros com a tintura (preparação básica) ou com as demais homeopatias em local fresco, sempre no escuro, longe de computador, televisão, celular, cheiro forte dos produtos de limpeza.


Cuidados essenciais no manuseio e armazenamento

1 – Usar vidros cor âmbar (escura). Se usar vidro claro (vidro comum) manter sempre envolvido com papel escuro. As tinturas e preparados homeopáticos devem ficar sempre no escuro.

2 – Não colocar em lugares com cheiro forte, nem usar naftalina em casa (a naftalina é tóxica).

3 – Não deixar em cima de aparelhos elétricos (televisão, geladeira), nem perto de celular ou computador.

4 – Esterilizar os frascos e vidros a serem usados.

5 – Usar água pura e limpa e álcool de cereais (ou álcool de farmácia).

6 – Água pura e limpa: pode ser a água destilada, ou a água fervida por alguns minutos.

7 – Não usar vasilhas de metal ou de alumínio.

8 – Não reutilizar frascos plásticos, ainda que seja com o mesmo preparado homeopático.


Observação: Tomando cuidado você garantirá o bom produto! Não esquecer que a Homeopatia trabalha com a “lei da semelhança”. Quanto mais o preparado homeopático se assemelhar aos sintomas, mais possibilidades temos de acertar nos tratamentos.

Os cursos de Homeopatia devidamente regulamentados nas instituições oficiais, são fundamentais, pois não apenas orientam corretamente mas formam profissionais qualificados e especialistas.

Nosódios


São homeopatias feitas a partir do agente causador da doença ou do desequilíbrio.

Nosódios ou bioterápicos ( na França ), são medicamentos preparados a partir de produto patológico de origem animal ou vegetal como:
Órgãos doentes, Secreções patológicas, Germes em geral e suas toxinas.

O nosódio vivo é preparado com agentes vivos, podendo ser aplicado somente nas dinamizações maiores que 5CH. Se envolver organismos que contaminam agressivamente adotar dinamizações acima de 12CH.

Quando há dificuldade em conhecer o preparado homeopático mais semelhante a doença, o nosódio é o recurso que atende várias situações.


Consulte sempre um profissional especialista em Homeopatia.


Agradecimentos:

Sonia Destefani ( Bioquímica, Farmacêutica e pesquisadora, com larga experiência com Homeopatia. Gratidão pela revisão técnica deste texto.

Referências bibliográficas:

-Farmacopéia Homeopática Brasileira 3ª Edição.
-TOMPKINS, Peter – a vida secreta das plantas.
-PARACELSO – As Plantas Mágicas. A mente oculta das plantas.
-A ciência descobre o surpreendente domínio da consciência vegetal-José Tadeu Arantes http://galileu.globo.com/edic/98/conhecimento5.htm

2 Comments

  • Jerusa do Carmo Brito Rodrigues

    Responder Responder 11/09/2020

    Venho por esta agradecer, muito bem explicado, amei… gratidão

Deixe um Comentário

* Indicar Campos Obrigatórios