Os preparados homeopáticos são empregados em humanos, animais e também em vegetais.
O modo de ação da Homeopatia, aplicada dentro da lógica de seus princípios, respeita e incentiva os processos de cura de humanos, animais e vegetais.
A Homeopatia estimula o sistema de defesa destes organismos de modo que resistam às doenças e aos impactos dos fatores climáticos, ambientais, transtornos emocionais, dentre outros, inclusive o reino vegetal, de acordo com alguns autores e pesquisadores que atribuem sensibilidade e inteligência a algumas espécies.
O preparado homeopático age cientificamente por Leis da Física. A partir da 12CH cientificamente os preparados homeopáticos não agem por nenhuma Lei da Química.
Na Homeopatia não há doenças e sim doentes. Se estamos enfraquecidos, sem reservas, teremos problemas porque nosso organismo está fraco e sem resistência.
No Sistema Homeopático não devemos tratar parte do corpo, mas sim tratar do corpo todo. Por exemplo: se você tem infecção intestinal, não é o seu intestino apenas que está doente, mas é seu corpo. Então, temos que tratar do corpo, da totalidade “mente e corpo”.
Doenças são desequilíbrios! O Sistema Homeopático visa restaurar/recuperar o equilíbrio da totalidade. Sintomas não são doenças por isso, quando tratamos os sintomas as doenças continuam.
A partir do momento que qualquer homeopata inicia o processo terapêutico no seu campo de ação é necessário organização, administração, disciplina e respeito quanto a identidade de seus preparados, nome, diluição, escala e potência.
A eficácia do medicamento homeopático também depende de quem prepara, guarda e usa. A identidade dos preparados homeopáticos não é rastreável pelos processos químico-físicos predominantes.
Medicamento homeopático
É toda forma farmacêutica de dispensação ministrada segundo o princípio da semelhança e/ou da identidade, com finalidade curativa e/ou preventiva. É obtido pela técnica de diluição e sucussão, que consiste na dinamização sendo utilizado para uso interno ou externo.
Medicamento homeopático composto é preparado a partir de dois ou mais insumos ativos.
Medicamento homeopático de componente único é preparado a partir de um só insumo ativo.
Potência é a indicação quantitativa do número de dinamizações que uma matriz ou medicamento homeopático receberam.
Sucussão
Processo manual que consiste no movimento vigoroso e ritmado do antebraço, contra anteparo semi-rígido, ou dinamização mecânica, forma automatizada, desde que simule o processo manual do insumo ativo (medicamento), dissolvido em insumo inertes (solução hidroalcóolica ou lactose) adequados.
Como é feito um preparado homeopático?
Fazer a homeopatia é fazer o preparado homeopático.
A homeopatia é feita a partir de plantas (raiz, folha, fruto, etc.), minerais, venenos, animais, tecidos, dos próprios eflúvios, enfim tudo o que existe na natureza pode dar origem ao preparado homeopático.
É preciso fazer a tintura (preparação básica, tintura mãe).
Modo de fazer a tintura:
Usando como exemplo a Camomila.
Pegar a planta devidamente limpa.
No vidro escuro já esterilizado, colocar 40% (quarenta por cento) da planta e 60% (sessenta por cento) de álcool de cereais (ou álcool de farmácia).
Deixar “de molho” 10 a 14 dias. Após esse período, coar a tintura jogando fora as folhas ou raízes ficando apenas o líquido. Quando for casca ou raiz: secar e deixar de molho 12 a 14 dias.
Etiquetar (rotular) o vidro com o nome da sua preparação básica (tintura) e a data.
É necessário passar pela diluição e pela sucussão (diluição + sucussão = dinamização). Pegar um vidro com capacidade de 30 mL, colocar 20 mL de álcool 70% significa 3 partes de água limpa/pura em 7 partes do álcool de cereais) e 5 gotas da tintura (essa foi a fase de diluição).
Logo em seguida fazer a sucussão que é simplesmente “bater” o vidro no mesmo ritmo 100 vezes (100 sucussões).
Assim, está feito o preparado homeopático 1CH.
Ao fazer a dinamização 2CH é só pegar novo vidro colocar o álcool 70% (20 mL), colocar 5 gotas da 1CH e fazer a sucussão (é bater 100 vezes). Da 2CH faz a 3CH, da 3CH faz a 4CH, assim por diante.
Rotular o vidro: nome do preparado, dinamização e data.
2 Comments
Jerusa do Carmo Brito Rodrigues
11/09/2020Venho por esta agradecer, muito bem explicado, amei… gratidão
Valmor Goulart
25/11/2020Obrigado Jerusa. Tudo de bom.
Deixe um Comentário