Por que São Pedro e São Paulo são celebrados no mesmo dia?
A solenidade de São Pedro e de São Paulo é uma das mais antigas da Igreja, sendo anterior até mesmo à comemoração do Natal.
Eles são considerados pilares da Igreja e formam uma dupla inseparável.
Depois da Virgem Santíssima e de São João Batista, Pedro e Paulo são os santos que têm mais datas comemorativas no ano litúrgico.
O mês de junho é marcado por várias datas que comemoram importantes santos da Igreja Católica. São João e Santo Antônio têm cada um o seu dia, mas São Pedro e São Paulo dividem a mesma data, o dia 29 de junho.
São Pedro
Tinha como primeiro nome Simão, era natural de Betsaida, irmão do Apóstolo André. Simão era Pescador. Esteve presente nos momentos mais importantes da vida de Jesus.
São Paulo
Saulo era natural de Tarso; era perseguidor de cristãos, sendo responsável pela morte de muitos deles.
Nero
São Pedro e São Paulo foram martirizados em Roma, durante a perseguição do imperador Nero, entre os anos 64 e 67 d.C.
São Pedro, crucificado de cabeça para baixo na Colina Vaticana em 64 (São Pedro pediu para ser crucificado de cabeça para baixo pois não se sentia digno de morrer na mesma posição do Mestre Jesus), e São Paulo decapitado na chamada Três Fontes em 67.
Tanto Pedro como Paulo foram seguidores de Cristo, líderes das primeiras comunidades e testemunhas da sua fé e martírio.
Pilares da Igreja
Associar Pedro e Paulo equivale a relacionar fé e doutrina, ciência e poder e representa a unidade da Igreja.
Pedro é o primeiro a reconhecer em Jesus Cristo o Messias, mas depois o nega três vezes – Pedro, negou Jesus dentro de um contexto sócio-político. Se confirmasse, teria sido executado também e quem iria liderar o movimento Cristão após a morte de Cristo?
Saulo, o que perseguia cristãos, despertou ao cair do cavalo, e ficando cego por um raio do sol, tornou-se Paulo, um dos mais importantes apóstolos de Jesus Cristo.
A associação dos dois equivale a relacionar fé e doutrina, ciência e poder e representa a unidade da Igreja.
Os dois são fundadores da Igreja de Roma.
Papa Bento XVI
Chamou esses dois apóstolos de “principais patronos da Igreja de Roma”. “A tradição cristã sempre considerou São Pedro e São Paulo inseparáveis: juntos, de fato, eles representam todo o Evangelho de Cristo”.
Referências:
Paulinas: São Pedro e São Paulo
A12: Santo do Dia
Deixe um Comentário