Um breve relato sobre a história da Homeopatia

­

Há mais de 200 anos, a Homeopatia ( Homeo = semelhante; Pathos doença – Doença do semelhante ), tem aparecido na mídia gerando polêmicas. O seu ressurgimento atual reavivou a discussão sobre se os medicamentos homeopáticos são eficazes no tratamento das enfermidades  ou se não passam de elaborados placebos, isto é, neutralizadores de efeitos indicados para substituir medicamentos, com o propósito de controlar os efeitos psicológicos de um paciente, durante seu tratamento.

Atualmente, a Homeopatia é utilizada também na Medicina Veterinária, Odontologia e Agronomia. Para se tornar homeopata no Brasil, é preciso ser graduado em Medicina, Veterinária, Odontologia ou Farmácia. No Brasil, existem cerca de 15 cursos de pós-graduação e residências médicas reconhecidos pela Associação Médica Homeopática Brasileira.
“Um nada basta para nos abater, um nada basta para nos curar”. Christian Friedrich Samuel Hahnemann ( pai da Homeopatia )

Samuel Hahnemann

Samuel Hahnemann

O médico alemão Samuel Hahnemann (1755-1843) descontente com os resultados da medicina naquela época, que incluía procedimentos cruentos e agressivos, nem sempre eficazes e muitas vezes culminando com o êxito letal, tais como, sangrias, purgações, aplicação de ventosas e doses excessivas de mercúrio. Decepcionado, abandonou a prática médica em 1782 e começou a traduzir textos sobre medicina e química. Foi então que ele aparentemente começou a questionar seriamente os mecanismos de ação dos medicamentos propostos pelos seus contemporâneos.

Europa século IXX

Europa século IXX

Hahnemann seguia uma tradição que enxergava a doença como sendo um transtorno da força vital ou do espírito (corrente conhecida como vitalismo). O conceito de energia vital parece ser uma das especulações mais antigas da história médica e forças semelhantes constituem a base para as propostas de vários tipos de práticas médicas naturais.  Trata-se de uma “força” imaterial que sustenta a vida e para a qual há evidências na prática médica cotidiana.

Segundo Hahnemann, “As causas das nossas doenças não podem ser materiais, visto que qualquer substância material alheia, por inofensiva que nos pareça ser, se for introduzida nos nossos vasos sanguíneos, é rapidamente rejeitada pela força vital, como se de um veneno se tratasse, resumindo, nenhuma doença é causada por qualquer substância material, mas toda a doença é apenas e sempre uma peculiar, virtual e dinâmica perturbação da saúde.”

Conhecendo os sintomas específicos da doença, pode-se depois simplesmente estabelecer o tratamento procurando uma substância ou substâncias que induziram os mesmos sintomas num indivíduo saudável. É nesta base que se assenta o Princípio da Similitude de Hahnemann.

­LEI DOS SEMELHANTES – “ similia similibus curentur.”

­“Toda substância que, em dose ponderável, é capaz de provocar no indivíduo são, um quadro sintomático dado, pode também fazer desaparecer sintomas semelhantes, no indivíduo doente, se prescrita em pequenas doses.”

Hahnemann e os seus seguidores começaram então a testar neles próprios os efeitos de cerca de 100 substâncias, um método denominado experimentação no homem são. O procedimento consistia na ingestão de uma pequenas doses de uma determinada substância por uma pessoa saudável; depois, o experimentador  anotava detalhadamente qualquer reação ou sintoma que ocorressem (incluindo reações emocionais ou mentais). Através deste método, eles entendiam que essa substância era um remédio eficaz para um sintoma em particular.

Hahnemann acreditava que os remédios homeopáticos deveriam ser apropriadamente prescritos de modo individual, para cada tipo de enfermidade e constitucionalidade.

Pilares da Homeopatia: Princípios da Similitude, Experimentação no indivíduo humano e sadio, Doses infinitesimais para restabelecer a energia vital, Remédio único ou constitucional e Matéria Médica ( conjunto de resultados dos estudos dos medicamentos )

A homeopatia fez várias contribuições importantes para a prática da medicina. Na época em que se desenvolveu, os tratamentos médicos eram muitas vezes mais daninhos à saúde e até à própria vida, do que a doença que se  tentava tratar.

A Homeopatia, é uma Terapêutica Médica e natural que utiliza medicamentos individualizados que estimulam o sistema imunológico e é um sistema terapêutico que a atua sobre a Energia Vital e utiliza medicamentos dinamizados para reequilibrar o sistema energéticoSua atuação mais eficaz se faz sobre as doenças crônicas, levando-se em consideração que conceitualmente, as doenças agudas não necessitam especificamente de médicos para curá-las, visto que o próprio organismo tem competência para tal realização.

Trecho da carta de Samuel Hahnemann datada de 19/12/1815: “Em meio a ervas daninhas crescendo por todo lado, a sua volta, ela (nossa arte) cresce lentamente, despercebida: a semente se faz árvore. O modesto topo da árvore crescente já se eleva acima dos espinhos; as raízes se aprofundam na terra e se fortificam por progressos insensíveis, mas seguros; com o tempo ela se tornará a árvore sagrada, o carvalho de Deus; estenderá seus braços imensos a todas as regiões, inabalável em meio a tempestades, a humanidade, que até então, sofreu tantos males e dores, descansará sob sua sombra benfeitora”.
E assim nasceu a Homeopatia, reconhecida como especialidade médica, pela Organização Mundial de Saúde ( OMS ), desde 1978, em 1980 foi reconhecida Conselho Federal de Medicina e em 1990 , pelo Conselho de Especialidades Médicas da Associação Médica Brasileira.

Preconizada de acordo com a OMS, o desenvolvimento de políticas observando os requisitos de segurança, qualidade, uso racional e acesso, conquistando cada vez mais seguidores, admiradores e estudiosos, dando seguimento ao brilhante trabalho do pai da Homeopatia, Dr Samuel Hahnemann.

Atualmente mais de 200 milhões de pessoas usam a homeopatia regularmente, fazendo parte dos sistemas nacionais de saúde de vários países, além do Brasil.

Acompanhe nossos próximos posts para conhecer mais sobre esse método científico, de  baixo custo e alta resolutividade na cura das enfermidades, equilíbrio da saúde e prevenção das doenças, que tanto tem ajudado no tratamento de várias enfermidades de forma evidentemente eficaz.

1 Comment

  • Adélia Coelho Neto

    Responder Responder 22/01/2017

    Excelente matéria.
    Sou homeopatia há uns 20 anos e estou bastante satisfeita.
    Gostaria de sempre receber matérias a respeito dá homeopatia.
    22/01/2017

Deixe um Comentário

* Indicar Campos Obrigatórios